Cursos ::  Pós-Graduação em Administração de Empresas

Pós-Graduação em Administração de Empresas

SOBRE O CURSO

Criado em 2003, o programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV iniciou suas atividades com 542 alunos inscritos, em 10 cidades localizadas nas mais diversas regiões do país. Atualmente, o programa conta com mais de 23.000 profissionais formados em todo Brasil. Esse sucesso é resultado do constante investimento em qualidade e tecnologia, aliado à seleção dos melhores professores do mercado e ao reconhecido padrão da FGV.

Confira abaixo o vídeo de divulgação

 
 


Confira o link pra acessar a revista clicando
aqui.

OBJETIVO

A partir de um conteúdo pedagógico atualizado e de ponta, aliado a uma dinâmica que promove a disseminação de conhecimentos sobre as diversas áreas gerenciais de uma empresa, os participantes aprendem os principais conceitos do universo da administração empresarial, que vão desde a área financeira e contábil a conceitos de estratégia e negociação.

Desta forma, o objetivo do Pós ADM FGV é formar profissionais de qualquer área de atuação, na carreira executiva, a partir do desenvolvimento de importantes habilidades gerenciais, tais como: liderança, visão estratégica e comunicação interpessoal, além de capacitá-los por meio do uso de ferramentas gerenciais, para enfrentar os desafios da economia e da tecnologia na nova era do conhecimento.

A heterogeneidade e diversidade de formação entre as áreas profissionais possibilitam ao participante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para troca de ideias e novos contatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking, bem como para o sucesso de sua vida e carreira profissional.

Ao final do curso, cada profissional estará mais preparado para liderar equipes, pensar criticamente o negócio e tomar decisões mais acertadas e efetivas.

PÚBLICO-ALVO

O programa é destinado a profissionais sem experiência gerencial, de qualquer área de atuação, que desejem empreender, atuar ou avançar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no mercado.
 
Destina-se, ainda, aos: - Administradores com pouca experiência gerencial que precisem aliar teoria e prática;
- Profissionais de outras áreas de formação que aspirem uma formação robusta em gestão;
- Profissionais que estejam retornando ao mercado de trabalho e desejem se atualizar;
- Empreendedores, pequenos e médios empresários.

METODOLOGIA


A Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV oferece conhecimento prático e o melhor conteúdo acadêmico através de uma metodologia inovadora, onde o aluno conta com dois professores a cada aula. Desta forma, os encontros unem o melhor da teoria com o dinamismo da experiência prática. A partir do estúdio próprio da FGV, no Rio de Janeiro, um professor PhD, de uma das Escolas de Administração da Fundação Getulio Vargas, ministra ao vivo cada uma das aulas, transmitindo o que há de mais atual e relevante no conhecimento de gestão moderna. Essa transmissão é feita via satélite, para todas as cidades em que o curso é oferecido. Paralelamente, um professor executivo ministra, presencialmente, a parte prática da aula, utilizando sua experiência gerencial e sua sólida vivência de mercado na condução das dinâmicas em sala de aula. Ao alinhar a teoria apresentada pelo professor PhD com as práticas vivenciadas durante a aula, o professor executivo proporciona um ambiente rico e dinâmico para a construção de conhecimento e de práticas executivas. O resultado é um programa consistente que alia experiência de mercado à expertise acadêmica dos professores da FGV.
 
Após cada aula, as principais colocações feitas pelos alunos durante o encontro são encaminhadas aos professores PhD, responsáveis pela elaboração do conteúdo da aula. Esse feedback é imprescindível, pois funciona como um verdadeiro termômetro, medindo o grau de satisfação aula a aula, em todas as regiões do Brasil. Depois de analisadas, as dúvidas, questionamentos e considerações mais relevantes são discutidas e apresentadas nos encontros seguintes, criando um ambiente contínuo de aprendizado, proporcionando, aos alunos um intercâmbio de conhecimento com perspectivas de todas as regiões do país.

HORÁRIO

Data de início: 04/04/2018
Duração de 18 meses
Aulas presenciais e semanais, quartas e quintas-feiras.
Das 19h às 22h30
.
Turmas em Bauru, Marília, Botucatu, Sorocaba e Itu.


ESTRUTURA

O programa conta com 17 disciplinas divididas em semestres de diferentes áreas temáticas e um de encerramento. Os primeiros são independentes e sem pré-requisito, permitindo, assim, que o aluno inicie o curso em qualquer semestre.
Em cada um deles, há também, uma disciplina on-line, que será ministrada totalmente via internet, através do site do FGV Online. Desta forma, o aluno poderá acessá-las a qualquer momento do dia, no horário e local que lhe sejam mais convenientes, além de contar, durante todo o período de realização da disciplina, com o auxílio de um professor-tutor, que estará disponível para tirar dúvidas e promover debates sobre todo conteúdo. O semestre de encerramento é o último estágio do programa. Os conceitos e ferramentas apreendidos nos semestres iniciais são amplamente utilizados e vivenciados nas disciplinas Jogo de Negócios e Análise do Plano de Negócios, que subsidiarão o Trabalho de Conclusão de Curso.

DISCIPLINAS

Marketing Empresarial - 24 h/a

Fundamentos de Marketing; O mercado e os consumidores. Produto, marca e preço. Canais de distribuição e comunicação integrada de marketing. Serviços.

Economia Empresarial - 24 h/a

A ciência economia e a teoria da demanda e da oferta na ótica de um mercado competitivo. Maximização do lucro e mercados não competitivos: Monopólios e Oligopólios. O controle da inflação e a política monetária. A mensuração da atividade econômica e o crescimento econômico de longo prazo. A sustentabilidade das contas públicas e os instrumentos de política monetária do Banco Central. Ciclos econômicos, políticas cambiais e balanço de pagamentos.

Tecnologia da Informação - 24 h/a

Alavancando a competitividade por meio da TI. A economia da informação. E-business e suas dimensões. Inovações em modelos de negócios suportados pela TI. Alinhando a estratégia de TI à estratégia de negócios.

Gestão de Operações - 24 h/a

A Gestão das Operações de Produção e Serviços nos dias de hoje. A avaliação do desempenho operacional de um sistema de Produção e Serviços. O Pensamento Enxuto nas Operações de Produção e Serviços. A Teoria das Restrições aplicada à gestão de Produção e Serviços. A Gestão Integrada de uma rede de sistemas de Produção e Serviços.

Negociação e Conflitos - 24 h/a

Competição vs Cooperação. Emoções vs Racionalidade. Cognição. Processo de Negociação. Táticas de Negociação.

Contabilidade Geral - 24 h/a

Demonstrações contábeis de propósito geral. Contabilização de transações típicas. Análise das demonstrações contábeis. Contabilidade de custos. Análise da relação informação de custos.

Estratégia Empresarial - 24 h/a

Estratégia e seus principais elementos. Vantagem competitiva no ambiente externo. Vantagem competitiva no ambiente interno. Os níveis de estratégia. Monitorando a estratégia e novas formas de pensar a estratégia.

Gestão de Pessoas - 24 h/a

Organizações e Evolução Histórica de Gestão de Pessoas. Subsistemas de RH. Cultura Organizacional, Competências Liderança. Motivação e Liderança. e Comunicação, Carreira e Coaching.

Gestão Financeira - 24 h/a

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos. Fundamentos de avaliação de empresas.

Competências Interpessoais - 24 h/a

Gestão de Carreira. Elaboração de um Projeto de Carreira e Vida. Comunicação e Relacionamento Interpessoal. Qualidade de vida e adaptabilidade da carreira. Liderança e resiliência na gestão da carreira.

Empreendedorismo e Inovação - 24 h/a

A inovação em negócios com foco no resultado. O perfil do empreendedor e do intraempreendedor. O processo de estruturação de novos negócios. As fontes de recursos financeiros e os riscos dos negócios. A criação de valor para a empresa. Como atua o Developer.

Gerenciamento de Projetos - 24 h/a

Gerenciar a execução de projetos é função mais relevante hoje do que foi no passado, e acelera carreira desenvolvendo gestores e até diretores. Esta disciplina remete à: iniciação formal de projetos; às técnicas de planejamento de projetos; ao monitoramento e controle de sua execução; e ao encerramento de projetos, com avaliação de resultados.

Matemática Financeira - 24 h/a (online)

Matemática Financeira: Conceitos Básicos. Juros Simples e Compostos. Taxas e Fluxos de Caixa Equivalentes. Introdução à Análise de Projetos.

Estrutura e Processos Organizacionais - 24 h/a (online)

Introdução e contextualização do tema "Estrutura e Processos Organizacionais". Fundamentos da estrutura organizacional. Conceitos básicos da gestão por processos. A modelagem dos processos. e Gestão dos processos e a mudança organizacional: Interação entre estrutura e processos no ambiente organizacional.

Direito Empresarial - 24 h/a (online)

Introdução ao direito empresarial. Direito Privado I: os contratos e o direito do consumidor. Direito Privado II: sociedades empresárias e propriedade intelectual. Direito Público I: defesa da concorrência e regulação dos mercados. Direito Público II: direito tributário e direito do trabalho.

Jogo de Negócios - 36 h/a

A disciplian Jogo de Negócios simula um game onde exeite um mercado oligopolista no qual empresas industriais atuam de maneira bastante competitiva. Os alunos assumem o papel de diretores dessas empresas - participantes ativos do processo decisório. O game cria um ambiente de emulação, possibilitando análise estrutural da indústria e de seus cenários econômicos globais, tais como: Estratégias corporativas; Gestão estratégica de marketing; Gestão de recursos financeiros; Gestão de produção; Gestão de recursos humanos; Análise de riscos e tomadas de decisão tático-operacionais; Negociação empresarial;. Feedback de desempenho da empresa.

Análise do Plano de Negócios - 36 h/a

Com suporte do Jogo de Empresas e, dos conceitos e técnicas abordadas ao longo de todo o programa, sob a orientação de professor indicado pela coordenação, os alunos desenvolverão o seu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, um Plano de Negócios da área funcional em que atuou como diretor na dinâmica da disciplina Jogo de Negócios, apresentando uma análise futura da empresa e um relatório analítico do desempenho das equipes no jogo.

Diferenciais do Programa

I. Excelência FGV

Há mais de 72 anos, a FGV é pioneira no campo da educação, sendo referência não só por seus reconhecidos programas de graduação, mestrado e doutorado, como também pelo desenvolvimento de pesquisas e pela divulgação de estatísticas macroeconômicas, tais como: índices gerais de preços, índices setoriais, indicadores de preços agropecuários, preços e custos.

Reconhecida por sua qualidade no mundo inteiro, a FGV é uma das maiores instituições de ensino do Brasil e referência no mercado de trabalho:
-A única brasileira entre as instituições de ensino mais influentes do mundo no Linkedin.
-Líder no Ranking Nacional do índice geral de cursos do MEC, ocupando as 3 primeiras
colocações.
-Eleita uma das marcas mais relevantes do Brasil, segundo a Academia Brasileira de
Marketing.
-Está entre os 10 melhores think tanks do mundo e se manteve em 1º lugar na América
-Latina pelo Global Go to Think Tanks Index Report 2016.

II. Foco em Teoria e Prática

O Pós ADM é um curso presencial e o único em que o aluno contará com a presença de dois professores, para alinhar a teoria e a prática, a cada aula.

O Professor Executivo, profissional do mercado, que trará para sala de aula a prática, ou seja, a sua experiência profissional, além de ser responsável pela condução das dinâmicas.

O Professor Autor, docente de uma das Escolas de Administração da FGV, que ministrará o conteúdo teórico ao vivo.

Desta forma, em qualquer lugar do país, o aluno se beneficia com a teoria de excelência da FGV estrategicamente alinhado com a prática vivenciada em sua localidade.

E, para garantir que esse conteúdo de excelência seja apresentado de maneira uniforme para todo o país, a tecnologia é utilizada como meio, dando suporte às aulas ministradas pelos Professores Autores, que são transmitidas via satélite ao vivo, a partir do estúdio próprio de TV da FGV, no Rio de Janeiro, para todo o país, simultaneamente.

III. Acessibilidade e Mobilidade

Por ocorrer, simultaneamente, em mais de 60 cidades espalhadas em todas as regiões do País, o Pós ADM permite que o aluno assista às aulas em qualquer uma dessas localidades*. A alta possibilidade de trânsito durante o curso é perfeita para os alunos que trabalham viajando ou que precisem ser transferidos para outras cidades ao longo do mesmo.
*Consulte o Regulamento do curso.

IV. Parcerias Internacionais

A experiência em um módulo internacional proporciona extensão de networking, ampliação de conhecimentos, além de uma vivência e um aprendizado intercultural, ou seja, é um excelente momento para enriquecer o currículo e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Cada programa tem a duração de 40h-aula (uma semana). Nos dois primeiros, as aulas serão ministradas em inglês, com tradução simultânea e no último as aulas serão em espanhol.

Para obtenção do certificado, os alunos devem atingir todas as exigências acadêmicas do Pós ADM na fase nacional (definidas em Regulamento do Curso) e na fase internacional (frequência mínima de 75% nas aulas e conceito mínimo de 7,0 no trabalho final).

V. Visibilidade

Para ampliar a visibilidade, estreitar e fortalecer a relação de nossos alunos com o mercado, o Pós ADM desenvolveu a Comunidade Pós ADM em parceria com o Vagas – Empresa pioneira em soluções de recrutamento on-line no Brasil, destacando-se como um dos maiores bancos de oportunidades do mercado.

Destinada somente aos alunos do curso, a Comunidade Pós ADM conta com ofertas de mais de 150 vagas exclusivas para diversos cargos e áreas de empresas renomadas no País, tais como: Instituto Ayrton Senna, Editora Globo, Honda, Unimed e Banco Mercedes.

VI. Networking

Apresentado em formato digital, o Anuário é uma ferramenta que reúne, em um único lugar, os principais dados dos alunos que se formaram no Pós ADM, estimulando a troca de informação entre eles e facilitando o processo de networking.

VII. Aproveitamento no MBA

Depois de formado no Pós ADM, já com base sólida em gestão e maior experiência profissional, o aluno poderá complementar sua formação escolhendo um MBA FGV que melhor se encaixa em suas novas metas profissionais.

Esse benefício economiza tempo e dinheiro para se concentrar no que realmente importa: sua carreira.

No MBA escolhido, o aluno cursará disciplinas específicas de sua área de conhecimento além das disciplinas preparatórias para o Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final do programa, o aluno receberá o certificado de MBA na área específica.

Para aproveitar esse benefício especial, o aluno terá até, no máximo, 60 meses após a finalização do Pós ADM para iniciar o novo curso.

CERTIFICAÇÃO

Os alunos aprovados em todas as disciplinas do programa Pós ADM recebem o Certificado de Conclusão de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Empresas, nível especialização, emitido pela EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública.
























MATRÍCULA

Documentação
• 1 fotos 3 x 4;
• 1 cópia do CPF e RG;
• 1 cópia autenticada do Diploma;
• 1 cópia do Histórico de nível Superior;
• Ficha de Inscrição Padronizada;
• Entrevista do Candidato;

• Currículo.

Dúvidas: Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco.


  1. (XX) XXXX-XXXX
    • * Campos de preenchimento obrigatório.